Momentos de crise, geralmente, dividem a humanidade em dois grandes grupos.
Há aqueles que enxergam uma montanha de dificuldades e desanimam, e há aqueles que, diante dessas mesmas dificuldades, enxergam oportunidades e ganham novo ânimo para superá-las.
O Comércio Exterior e o Agronegócio brasileiros, definitivamente, estão na liderança do segundo grupo. O ano que termina é mais uma prova disso.
Em 2021, vivemos o segundo ano consecutivo sob os efeitos de uma pandemia que desorganizou as estruturas de funcionamento da nossa civilização. É verdade que foi um ano melhor do que 2020, mas não porque o coronavírus tenha nos dado uma trégua. Se este ano que termina foi um pouco menos caótico, isso se deve à reação da humanidade. Depois do choque inicial, aprendemos rapidamente com a situação vivida e nos reorganizamos para enfrentar a crise de forma estruturada.
No nosso ramo principal de atuação, o Comércio Exterior, os ecos do primeiro momento de crise continuaram durante todo o ano de 2021. A reorganização das rotas internacionais, da cadeia de suprimentos e da logística foi penosa, gerando atrasos e aumento de custos. Nem por isso o comércio exterior brasileiro esmoreceu. Na última parcial divulgada pelo governo federal no dia 27 de dezembro, a balança comercial brasileira acumulava superávit no ano de US$ 60,394 bilhões, crescimento de 22,3% em comparação com o ano anterior.
O Agronegócio, por sua vez, esteve mais uma vez na liderança desse resultado. Mesmo com todas as dificuldades de logística que afetaram as importações de insumos, o setor fechou o mês de dezembro com crescimento de 51,5% nas exportações, atingindo US$ 3 bilhões.
São dados animadores, que nos levam a acreditar que em 2022, seremos capazes de fazer ainda mais. Com todos os aprendizados acumulados, aliados à enorme força para enfrentar desafios, o Comércio Exterior e o Agronegócio demonstram sua capacidade de superação. Nós, da CGO, temos orgulho de fazer parte desse esforço, acionando a nossa expertise para garantir maiores e melhores resultados aos nossos clientes em suas operações de exportação e importação.
Desejamos a todos um 2022 de novas conquistas, recordes e superações!